Café com Design, Dicas da Carol

Café com ou sem açúcar?

Café é um assunto que gosto muito, não sou expert e nem pretendo ser, o fato é que desde que comecei a trabalhar com gastronomia e especificamente em cafeterias, esse tem sido um assunto que me interessa mais nos últimos anos.

Por que resolvi escrever sobre este assunto? A alguns dias vi esta foto acima, escrito “fuck sugar” e me chamou atenção. As pessoas que trabalham diretamente com café são praticamente “obrigadas” a gostar de tomar café sem açúcar (ou adoçante), como diz a Isabela Raposeiras, do maravilhoso Coffee Lab, o famoso fenômeno chamado “Ditadura do café sem açúcar”.

Karl Fredrickson

 

Então vamos por partes, existem cafeterias com cafés comerciais e cafeterias com cafés especiais. Os cafés especiais são aqueles que possuem uma maior qualidade, e assim vale a pena experimentar sem adoçar, para sentir suas notas. Mas isso é um processo de aprendizagem! Da mesma maneira que educamos nosso paladar para se adaptar a uma dieta, deixar de adoçar o café é exatamente a mesma coisa, não é da noite para o dia que começamos a gostar dos sabores amargos e ácidos que ele traz na nossa boca.

Nathan Dumlao

 

Se você for parar para pensar nos momentos que você toma café, geralmente são os mais agradáveis. Então pense qual a melhor forma de tornar essa experiência agradável, se é adoçando ou não sua bebida. E para os aventureiros (como eu), minha dica é: experimente cafés especiais sem adoçar para sentir seus sabores e notas, depois adoce-o e diminua a quantidade de açúcar ou adoçante até parar de toma-los. Assumo que não diminui 100%, mas estou quase!

Leave a Reply